Pesquisa de Mercado e Estratégias para Gestão de Portfólio de Produtos

Por 2:1  |   12 jan 2018

10 perguntas fundamentais para conceber um Briefing de Produto:

Toda estratégia inicia com um escopo de projeto bem definido. Nós queremos entender o seu mercado para diferenciar o que é:

1. Padrão de Mercado

2. Diferencial de Mercado

3. Inovação

Para compreender seu negócio, dividimos o briefing em 3 tipos:

 

1. Briefing Técnico

Montagem/Desmontagem e Logística

1.1 O produto é distribuído em todo Brasil ou apenas em uma região.

1.2 O Produto é Exportado? Para quais países? Em que tipo de conteiner?

1.3 Como o produto é armazenado, em que tipo de embalagem? Possui embalagem primária e terceária para transporte? (Manual técnico?)

1.4 Como o produto é montado? Quais as principais dificuldades e os gargalos produtivos ou logísticos?

1.5 O produto precisa ser desmontado pelo usuário ou por equipe técnica? Quais principais acessos e componentes a serem substituídos no pós-venda?

1.6 Que tipo de suporte técnico é oferecido ao cliente?

1.7 Quais características técnicas são utilizadas para que o produto permaneça na garantia? Qual o prazo de garantia do produto?

1.8 Quais materias primas são terceirizadas e quais são fabricadas pela empresa?

Produtos com Eletrônica:

2.9 Quais características técnicas o produto atende? Quais diferenciais ou inovação no mercado?

2.10 O produto possui especificações técnicas como isolamento eletromagnético de componentes ou IP para vedação de poeira ou água?

 

2. Briefing de Mercado

2.1 Já foi comprado produtos de concorrentes para análise de Benchmark? Quais critérios utilizados e quais resultados obtidos?

2.2 Foi realizado uma análise do peso de cada componente dos concorrentes, processo de montagem, desmontagem, logística, assistencia técnica e garantias?

2.3 Quais seus princiapais diferenciais comparado a concorrência?

2.4 Seu produto é uma inovação? Existe similares?

2.5 Em um gráfico de preço, como podemos posicionar seu produto com a concorrência?

2.6 No seu portfólio de produtos, mix de produtos comercializados, seu produto é um complemento de linha, é para abertura de um novo mercado ou novo negócio, ou é o carro chefe da empresa? Como é posicionado na ABC da empresa?

2.7 Qual a(s) principal(is) função(ões) do seu produto e como podemos compará-lo a concorrência?

2.8 O produto possui normas? Quais?

2.9 Comparando com sua concorrência, você considera sua produção alta, média ou baixa? Você possui estes dados para quantificar o tamanho do seu mercado?

2.10 Já foi realizado uma análise 80/20 para redução de custos de seu produto?

 

3. Brifing de Estilo e Experiência

3.1 Seu mercado é de nicho? Que tipo de persona você pode definir como sendo seu Público Alvo?

3.2 Quais diferenciais estéticos do seu produto e da sua marca?

3.3 Em uma visão de médio a longo prazo, como pretende que sua empresa seja reconhecida pelo mercado e como ela é vista hoje?

3.4 Quais empresas, produtos e elementos estéticos você consegue visualizar com 'a cara' da sua empresa?

3.5 Você inova ou busca inovar no seu mercado com novos materiais, processos industriais decorativos, nanotecnologia?

3.6 Seu produto cria uma nova experiência de uso, consumo ou utilização pelo usuário?

3.7 Como você apresenta seu produto na internet, embalagem no ponto de venda e a distribuidores? Você trabalha algum diferencial estético ou emocional?

3.8 Você considera explorar estratégias de venda de seu produto como serviço por meio de cobranças mensais, anuais ou alugel de período?

3.9 O comprador de seu produto é o usuário? Como você pode descrever o processo da experiência de compra a utilização final do produto até seu descarte?

3.10 Você trabalha com parceiros, licencia a marca (OEM, ODM) ou se utiliza de alguma estratégia que conjugue sua marca ou produto a terceiros no processo de venda?

Após essa breve análise, conseguimos entender melhor seu produto, negócio para que possamos rapidamente propor novas soluções para seu mercado. 

Fale Conosco

Contate-nos ligamos para você!

+55 48 3024.5121

Contate-nos, ligamos para você!

+55 48 3024.5121

Nome
Email
Telefone
Mensagem