Este é um projeto de 2 anos de desenvolvimento no qual o primeiro ano foi desenvolvido uma pesquisa de mercado e o concept da mudança do processo industrial.
O conceito lean da máquina além de reduzir o tempo do processo de industrialização, melhorou a experiência do usuário, que não possui mais posições críticas de acesso e manuseio do equipamento.
A máquina possuía antigamente 4 locais de abastecimento. O computador da máquina também ficava em um local distante de difícil acesso.
Algumas posições de abastecimento não eram muito ergonômicas.
Para entender melhor o dimensional da máquina estudamos os principais concorrentes para poder fazer um posicionamento mais adequado da máquina no mercado.
Uma das análises mais interessantes desse projeto foi a aplicação da prototipagem rápida para auxiliar decisões. Imprimimos a sugestão inicial de arquitetura do produto em 1:1 para validação de acessos e utilizamos a empilhadeira para validar a ergonomia de acesso do operador.
Em paralelo ao desenvolvimento nosso time de criativos e engenheiros desenvolveram uma série de conceitos, até chegarmos em uma proposta de design inovadora e que permitisse que houvesse uma redução significativa do espaço ocupado pela máquina, bem como os processos produtivos.
Também criamos toda modulação do projeto, já que o objetivo do produto era exportação, assim o mesmo foi concebido para ocupar o espaço de 2 containers.
Conseguimos simplificar bastante o produto. Antigamente tínhamos 4 pontos de abastecimento, sendo que um dos pontos era acima da escada. Centralizamos todos acessos acima da escada. Não há mais a necessidade de utilizar 2 operadores, apenas 1 operador consegue trabalhar na produção. Eliminamos os pontos críticos de ergonomia e abastecimento. Hoje o operador somente desloca a matéria prima para os lados e a receita sobe por um elevador. Tudo de uma só vez, toda receita fica concentrada em um único local.
Chegou a hora de ir para prática, sair mais uma vez do computador e materializar as ideias. Prototipamos os pontos mais criticos da máquina, que era a parte curva bem como a simulação de montagem dos painéis para manutenção.
Depois dos últimos ajustes de projeto, chegou a grande hora de montar o protótipo final da máquina.
No comparativo fica fácil observar que no antes e depois a melhoria do produto.
Agregou-se muito valor, ficou fácil de identificar o produto a tecnologia, higiene, ergonomia e lean manufacturing.
Resultados
Processos
Pesquisa de concorrentes
Pesquisa de mercado e uso
Definição de objetivo
Análise de campo
Melhoria da arquitetura
Melhoria de ergonomia
P%D Avançado
Prototipagem em 1:1